segunda-feira, 27 de julho de 2009

Nosso "Primeiro Queijo"!

Recebemos na quinta feira o "kit queijo" da Etiel. Na sexta feira resolvi fazer uma surpresinha para a Mom que passou a semana no sítio, tirei um dia de férias e saí de SP à 3:15 da matina. Acabei chegando no sítio lá pelas 6:45 em tempo de fazer um tu-turu-tú e tirar ela da cama para tomarmos café.

A sexta foi mais de abrir as caixas do "kit queijo", montar, entender e lavar tudo.

Primeiro teste do equipamento da Etiel: o fogão estava vazando gás e com isso, pegou fogo três vezes. No mais o pacote parece ser muito bem feito. Apesar do problema no fogão, deu para levar a temperatura para 34 – 35º. Fizemos queijo “mineiro”, dentro da seguinte receita:

- 20 litros de leite
- 18ml de coalho, jogado direto no leite (ie. sem diluir)
- uma colher (medida teaspoon) de sal para cada meio quilo de queijo (portanto 6 colheres).

Usamos a peneira de tecido dos moldes para remover todos ciscos que vieram no leite. A primeira tentativa usando peneira normal não deu certo pois passou tudo.

Tudo funcionou bem: os cortadores, mangueira para retirar soro, peneira para pegar a massa, etc.

Resultado:

O queijo ficou uma delícia! Fizemos 6 peças de um pouco mais de meio quilo cada. Gerou massa demais (3,365g), fazendo com que os moldes ficassem um pouco altos demais e o peso em cima ficasse acima do esquadro. Só posso imaginar que o nosso leite seja mais rico que os demais...

Sobrou um monte de soro (uns 15 litros) que foram parar na ração das vacas e dos bezerros - adoraram. Aliás, parece que todos os bichos adoram soro de leite. Da próxima vez devemos fazer um lote com 18 litros e ver se a quantidade se encaixa melhor nos 500g para cada peça. Também salgamos errado: colocamos 6 colheres de sopa de sal na massa ainda com soro. O resultado foi que a maior parte do sal foi parar no soro e o queijo ficou um pouco “sem sal”. Da próxima, o melhor e deixar o queijo na salmoura por algumas horas.

Na próxima vamos tentar um queijo prato!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial